quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Você é o que você acredita ser!!!

Algo que não me incomoda é assistir filmes antigos ou que há muito deixaram de ser novidade. Outro dia parei na televisão, fui e distraindo, distraindo, e lá estava eu vidrado em um filme, o qual eu já havia assistido por baixo, descontado o referido dia, umas seis vezes. O filme possui conteúdo denso, atravessa a quem o assiste, várias mensagens e deixa muitas lições.

Na verdade o melhor eu posso dizer deste filme é que ele é animador, estimulante, encorajador. Não há exagero algum nestes elogios. Penso no dia-a-dia frustrante, desigualdades o tempo todo, violência, caos urbano.Penso nas derrotas pessoais, no falecimento de quem amamos, nos resultados negativos, no fim de amores “eternos”. Penso nas maiores adversidades da vida, aquelas que fazem acreditar que tudo está perdido.Entretanto penso que se conseguirmos preservar a integridade e a beleza de nossa alma, manter firme nossos ideais, não quem possa nos conduzir às trevas do desânimo, da frustração e do derrotismo.

A beleza sutil do filme trata disso. De um homem preso injustamente, sem condições de sair da cadeia, sem a menor possibilidade de liberdade, estéril ante um sistema cruel e corrupto, mantém-se fiel ao seu sonho de liberdade. A grande lição de se pode tirar é esta: o verdadeiro preso é aquele que vendeu os domínios de sua mente, pois podemos prender um homem, mas ele nunca será preso se não entregar sua alma e seu espírito.

A ponte que estabeleço é para com meus alunos. Muitos entram na luta pela Universidade com a mente presa, os sonhos em frangalhos por causa das injustiças do sistema. Mas gostaria muito que todos quanto estão lendo entendessem e nunca mais esquecessem: quando se acreditamos fielmente vamos conseguir o desejado e lutamos corajosamente para isso acontecer, não medindo esforços para isso, tudo o que desejamos pode acontecer.

Espero que todos pensem que este ano será diferente. Que o vestibular 2009 será apenas uma pequena etapa a ser superada rumo à realização dos nossos sonhos.

Abraços Calorosos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário