quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Obama e Guantânamo – Atitudes que fazem a diferença.


Infelizmente no ano de 2008, não fui disciplinado o suficiente para escrever sobre os vários desdobramentos que o mesmo nos apresentou, como por exemplo a campanha presidencial dos EUA. Mas, entendendo que a campanha perde em importância para o mandato em si. Falarei em breves linhas o que penso das expectativas em torno do atual Comandante-em-chefe do EUA e depois sobre o “pulo do gato” que foi o tema fechar Guantânamo em sua campanha.

Em momento algum fui um fã de Obama. Na verdade, pelo oba-oba que a campanha do Comandante-em-chefe estadunidense se transformou, eu pensei que seria melhor até que o mesmo não saísse vitorioso da urnas. Meu temor era que o fato de ser negro fosse o único diferencial, ou única qualidade. Raça não torna ninguém mais capaz ou superior, sejam brancos ou negros. Entretanto Obama tem mostrado ser homem de palavra. Coisa rara entre políticos de qualquer raça, credo ou nacionalidade.

Para defender meu ponto de vista vou utilizar apenas um acontecimento, que na minha opinião mostra que Barack Obama, não é um homem perfeito (isso sim seria preocupante), mas pelo menos um homem de palavra. O assunto escolhido é o Fechamento da Prisão Militar Americana de Guantânamo. De acordo com a Wikipédia, desde sua abertura, já passaram por Guantânamo 775 prisioneiros sem acusação formada, sem processo constituído e, obviamente, sem direito a julgamento. Entretanto o general Richard Myers, um dos membros do Estado-Maior das forças armadas dos EUA, declarou que a Prisão de Guantânamo é uma "prisão modelo", rebatendo as críticas contidas no relatório da Anistia Internacional, que pedia o fechamento do campo de detenção. Guantânamo me parece ser um modelo de tortura, humilhação e subjugação. Realmente uma vergonha para os EUA em nível internacional, isto é, se eles de fato se preocupam com a opinião internacional.

No dia 22 de janeiro de 2009, Obama assina o decreto que decreta o fim de Guantânamo e em 7 de Fevereiro de 2009, Obama reúne-se com as famílias das vítimas dos atentados do 11 de Setembro e do atentado contra o navio norte-americano USS Cole, para lhes explicar a decisão de fechar a prisão de Guantânamo, onde afirmou que essa atitude vai tornar o país mais seguro e o ajudará a levar rapidamente os culpados à justiça num quadro jurídico sólido, e que isso vai ajudar os Estados Unidos a combater o terrorismo de forma mais eficaz em todo o Mundo.

Não podemos esquecer que sendo a prisão fechada alguns temas não podem ser ignorados. Tais como: destino dos presos, para onde serão levados, como serão julgados, quais serão automaticamente libertados, quais serão as próximas atitudes de Obama após este fato. Obama já está fazendo História.

Ainda falaremos muito neste espaço sobre o governo Obama, ainda mais quando este completar os 100 primeiros dias, quando de fato, terá uma forma muito mais definida que hoje, onde nossa ansiedade não permite o silêncio. Não é a cor da pele de Obama que fará a diferença em seu governo estadunidense, capitalista e democrata. São suas atitudes diferenciadas, as quais, quem estiver neste tempo será testemunha privilegiada.


Agradecimentos na compilação deste artigo:
http://pt.wikipedia.org
http://geografianovest.blogspot.com
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=386639&visual=26&rss=0
http://ultimosegundo.ig.com.br
http://impeachforpeace.org
Abraços Calorosos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário