quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Apenas devaneios...sobre o padre Luiz Couto

O que admiro no ser humano é sua capacidade de adaptação. Os ambientes mais hostis podem ser enfrentados desde que haja determinação em superá-lo. O ambiente que cerca um homem pode moldá-lo, tanto para o bem tanto para o mal. Entretanto tal capacidade aliada a virtudes com: maturidade, observação, inteligência, prudência podem, assim creio, mudar o mundo em que vivemos. Uma pessoa apenas pode não conseguir reunir todas estas qualidades, mas um grupo, com o passar dos anos podem fazer “milagres”.

Engraçado é que milagres deveriam partir de entidades superiores ou através de seus “representantes”. Por exemlo, a igreja católica deveria realizar tais milagres. Mas não vejo isso acontecer. Nunca vi. Então não deveria me surpreender com a ausência de milagres e especialmente os “milagres” que seriam frutos da reunião das qualidades supracitadas. Mas eu me surpreendi. A igreja acaba por suspendeu o padre e deputado federal Luiz Couto (PT-PB), privando-o do exercício dos seus direitos e deveres sacerdotais.
O pecado gravíssimo cometido por este homem foi o de ter personalidade e capacidade de adaptação. Ele adaptou-se ao mundo em sua volta. O mundo de adolescentes grávidas não porque sua família é pobre ou desprovida de informações, mas porque sua família e religiosa e proíbe o uso da camisinha. Adaptou-se ao mundo nos quais homossexuais são assassinados apenas por serem homossexuais, num ato odioso de preconceito, atitude que o sacerdote também condena. Adaptou-se ao mundo, que mesmo considerando o aborto um lapso, um dano, um crime como queiram, vê suas mulheres morrerem de uma vergonhosa hemorragia por conta da falta de um atendimento respeitoso e honesto.
É incrível a incapacidade de renovação de uma instituição que prega a liberdade, mas não a respeita quando um de seus adeptos questiona. Como uma instituição deseja lutar por um mundo melhor se ao perceber as sutis mudanças que precisa apresentar a mesma fecha-se para ela e pune quem as adere?
É urgente uma adaptação de uma instituição tão respeitada por tantas pessoas. Sim. Muitas pessoas. Eu costumo valorizar as minorias neste espaço. E muitas minorias aqui defendidas respeitam a Igreja e sua história. Muitas as seguem felizes. Então por que a mesma não reconsidere alguma de suas posições? Por que não renova seus valores, não pesquisa dentre o povo e descobre quais mazelas realmente o incomoda para tentar amenizá-las?
Não. É mais fácil dizer que tais idéias provocam confusão entre o povo cristão. E tome aids, filhos sem referência de família e perspectiva de futuro que encontrarão na fé cega uma forma de fugir à sua dura realidade. Presas fáceis, uma ótima forma de criar futuros fiéis.
Espero sinceramente que o deputado não se dobre. Não seria muito animador uma retratação, pois seria uma renúncia às suas idéias verdadeiras e honestas sobre assuntos tão sérios. Espero que a igreja reveja sua posição. Espero um mundo melhor. Mas esperanças às vezes, são apenas devaneios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário