sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Aqui não é a Suiça!!!

A advogada brasileira residente na Suiça, Paula Oliveira, foi atacada por três homens em um gesto interpretado como um ato de xenofobia!

Vestibulandos precisam entender o que significa xenofobia.

Xenofobia é uma palavra de origem grega que significa antipatia ou aversão a pessoas e objetos estranhos.

O termo tem várias aplicações e usos, mas relacionado ao assunto em voga é usado em um sentido amplo referindo-se a qualquer forma de preconceito: seja ele racial, religioso, sexual ou cultural. 

A xenofobia nestes tempos esta associada a grupos que combatem a imigração em seus países. Os motivos que levam a estes grupos a realizarem um ataque desta natureza são variados. O avanço do neofascismo, aliado a crises econômicas( o aumento do desemprego, por exemplo) e o esmagamento do bem-estar social tornam-se ambientes profícuos para que estes grupos radicais demonstrem sua força. O silêncio criminoso e conivente das autoridades choca e acolhe. Segundo os sites de notícias que divulgaram o caso, a brasileira informou que a polícia local a ameaçou caso sua acusação não possuísse fundamentos. Até agora as autoridades não se pronunciaram de modo satisfatório. O pai da advogada, viajou para cuidar de sua filha e cobrar empenho das autoridades do caso.  

Precisava mesmo ele viajar com por tais motivos (o de cuidar da filha é idôneo, diga-se de passagem), o governo de lá não deveria por obrigação pronunciar-se? Mas, como é na Suiça... 

E se fosse uma suiça residente no Brasil, atacada por criminosos de alguma favela protestando por igualdades sociais, Será que deixariam o Lula em paz...?

O engraçado é que os países precisam de imigrantes, simplesmente porque não possuem uma taxa de natalidade que os livre disso. Ou seja, os europeus precisam de imigrantes pois caminham a passos largos para tornarem-se um "país velho". 

O xenofobismo europeu é uma ridícula contradição que colocará em apuros econômicos os países que o abrigam. Além de ser praticado por jovens improdutivos, seguidores cegos de uma religião política que jamais deveria ter existido por ser cruel, irracional, sangrenta e mutiladora. 

Depois reclamam dos nossos pobres "vaquinhas de presépio que lotam recôntidos religiosos". Tudo bem que a segregação criada em torno de homossexuais e negros principalmente expõe nossa vergonha.

Mas aqui não é a Suiça...

A Suiça não é aqui...

Este artigo foi escrito com ajuda de: 

http://jornalnacional.globo.com

http://www.brasilescola.com/doencas/xenofobia.htm

http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/02/13/ult1859u670.jhtm

http://www.espacoacademico.com.br/013/13andrioli1.htm

Abraços calorosos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário