terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ih! Não passei e agora?


Na contra-mão das badalações para quem já passou e agora colhe os louros da vitória, uno-me a muitos outros que em diversos espaços preocupam-se em aconselhar aqueles que por algum motivo não conseguiram o êxito esperado:

01) Realizar um auto-exame.

É impressionante como alunos que não estudam em casa nunca, não frequentam as aulas de um curso, quando frequentam querem "zoar", namorar e coisas relacionadas à displicência, ficam à caça de um culpado (o professor tal, o curso, o trabalho, a falta de dinheiro de tempo, etc).
Sinceramente realizar o auto-exame e descobrir onde você errou não custa nada e pode ser decisivo para sua aprovação nesta nova etapa.
Avalie seu grau de compromisso, seu domínio do conteúdo e parta pra nova jornada.

02) Não desanimar nunca.
Esta dica é dada por dez entre dez professores de qualquer área do conhecimento exigido no vestibular. Não permita que a frustação de um resultado ruim assuma o comando.
No vestibular a qualidade capaz de aprovar alguém é a perseverança.
Onde fica a famosa frase: Sou brasileiro e não desisto nunca?
Se você perseverar nos estudos, nas aulas dos cursinhos(tem gente que desaprova, mas na conjuntura atual é uma opção), na renovação de sua auto-estima, pode ter certeza: a vaga é sua.

03) Matricule-se em um cursinho.
Isso não merece comentário. Mas sou insistente.
Quer passar no vestibular e não possui a mínima disciplina para estudar? Vou ser honesto com você, cursinhos são fruto de uma péssima política educacional deste País, que se arrasta por anos e que promove um esmagamento das classes menos favorecidas da sociedade. Todavia, tornaram-se um mal necessário. Se você não recebeu um preparo adequado desde os primeiros anos de estudo e não adquiriu com isso a disciplina para estudar. Procure um curso preparatório. Não dói procurar um cursinho que atenda suas necessidades financeiras e temporais.
Há cursos sábados, semanais, noturnos, diurnos, etc.
Há cursos caros e os comunitários. Contrate o que estará dentro de seu orçamento. Lembre-se que você estudará neste curso até meados de dezembro. Os comunitários além de baratíssimos possuem muito professores capazes de ajudar você a realizar seu sonho.

04) E se não passar, continue tentando até conseguir. Estamos combinados?

Um comentário:

  1. A vida é mesmo engraçada: muitos desafios, alguns tombos ou vitórias. Caminhos que devem ser percorridos para a conquista da satisfação pessoal e profissional. Por isso você, jovem, deve encará-los de cabeça erguida e levantar-se a cada tropeção. Não passar no vestibular é a primeira grande decepção...mas como toda decepção nao podemos dar a ela o poder de nos dominar...nada impede de tentar de novo,e de novo,e de novo tantas vezes forem necessarias pra alcançar seu objetivo...Desistir?!?!?!?!?! JAMAIS!!!!!!! nada vale sua desistencia..e pode acreditar o sentimento de desistir é bem pior do que o de não conseguir.Logico que so os estudos nao sao fatores primordiais pra vc passar onde fica a ansiedade?? o nervosismo???
    maso fato de nao passar nao deve lhe abalar o artigo mostra isso se nao passou dessa vez...i daí?? pontue bem onde erreou seus pontos fracos e foque em cima disso na proxima vez vc vai estar mais preparado e confiante
    =^_^=

    ResponderExcluir