segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Rotina dos Vencedores

Passar no vestibular não é tarefa impossível, antes trabalhosa.

Muitos não conseguem lograr êxito, pois, apesar de uma atitude vencedora e um pensamento positivo caem nas garras da rotina. Pois é, rotina é algo do qual não se pode fugir. Rotina deve ser sinônima de produção não de inércia e decepção. Abaixo listo alguns procedimentos que devem ser incorporados à rotina do vestibulando e seguidos com responsabilidade para que a aprovação não se torne um alvo impossível.

               I.      Vá com Calma.

Muitos candidatos e estudantes de um modo geral cometem um erro que considero muito grave:Tentar estabelecer uma meta diária de estudos de forma incoerente. O erro ao meu ver, não é tentar estudar demais. E sim tentar da noite para o dia, sem absolutamente nenhum preparo uma rotina de estudos de quatro a oito horas. Isso é possível? Sim, mas deve ser feito com calma, planejamento e método. Imaginem alguém que queira correr dez mil quilômetros em uma maratona. O que ele faz? Começa a correr todos os dias desesperadamente os dez mil quilômetros? Não. Antes ele começa com uma simples caminhada. Seu corpo precisa se costumar a isso. Com o estudante não deve ser diferente. Portanto comece com calma. Trinta minutos por dia nos primeiros vinte dias devem ser suficiente para você ir gradualmente aumentando sua carga horária.

             II.      Encontre ou prepare um ambiente propício.

Tudo para dar certo precisa de hora e lugar. Se você quer um ambiente propício pra namorar você encontra algo que te agrade ou tenta criar tal ambiente.  Se quer jogar futebol repete o esmo procedimento. Por que os mesmo indivíduos, tão cuidadosos com detalhes, ao estudar, ignoram a importância do ambiente? Músicas inadequadas, altas demais, locais sem cadeira ou mesa ou os dois. Portanto, quer alcançar a vitória? Quer o sucesso no vestibular? Respeite esta dica e passe a proporcionar um ambiente adequado para sua preparação.

 

           III.      Exercícios básicos

Este ponto é muito simples. Exercícios básicos são aqueles necessários pra fixar em você alguns conceitos, cálculos ou ainda regras a fim de que você tenha mais agilidade para resolver exercícios mais complexos. A título de exemplo é só pensar que para resolver uma questão de matemática que envolva cálculos você os resolve muito mais rápidos se estiver familiarizado e refinado nas operações fundamentais da matemática (somar, subtrair, dividir e multiplicar).

 

           IV.      Exercícios Avançados

Resolva quantas vezes forem necessárias, questões, provas anteriores de todas as Universidades. Dê ênfase às instituições de sua localidade, por exemplo, que fará vestibular para as Universidades do Rio de Janeiro fará mais exercícios destas instituições.   

 

             V.      Mantenha-se Atualizado e leia boa literatura

Leia revistas, jornais, e livros de qualidade de nossa vasta literatura nacional. Aproveite o tempo que se passa navegando em páginas de relacionamentos para estar à par das últimas notícias.

           VI.      Estabeleça seus horários

Passa no vestibular não deve ser sinônimo de exclusão social. Estude muito. Divirta-se. Vá ao shopping. Vá ao cinema. Aproveite a vida de forma sem excessos para que consiga a tão sonhada vaga no vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário