sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Poder dos Esquecidos

Não é exatamente um segredo que estamos em meio há um esmagamento dos setores mais pobres da sociedade.
Tudo que existe tem sua versão "B".
Celulares poderosos com câmera poderosas e sua versão "B".

Filmadoras ídem.
Televisões ídem.
Obviamente o "B" tem qualidade inferior. Seja um tênis que sendo um original linha "B" não tem durabilidade, seja um equipamento de tecnologia "B" que não possui nem de longe a mesma capacidade de seu primo High-Tech.
Estamos sendo acostumados a isso há tanto tempo e tão progressiva e sutilmente que talvez seja difícil perceber...
O grande problema é que há algum tempo, o ingresso à Universidade Pública, Gratuita e de qualidade também foi "enfeitado" como "missão impossível" e o caminho "B" foi criado.
Sinceramente, não duvido da capacidade das instituições de Ensino Superior Privado em oferecerem ao mercado profissionais competentes. Todavia, isso é alternativa não único caminho. As instuiçoes Públicas ainda oferecem os melhopres cursos, a melhor formação e o melhor, pago pelo governo que tanto tira do cidadão com sua plêiade nefanda de impostos.

Há um exército de esquecidos que morando em áreas mais pobres, sem as devidas condições, estão fazendo a diferença na listas finais de aprovados em Universidades Públicas. É o poder dos esquecidos, que não se dobrarão ao plano "B" imposto pelos segregadores. Fazendo assim seu próprio caminho.

No que tange à responsabilidade deste espaço, muitos continuarão a ingressar nas Universidades por meio do vestibular que mesmo tendo uma fórmula defasada, ainda é uma forma decente de seleção.

Ilusões à parte, a aprovação é dolorosa por falta de preparo, e aqui aprenderemos a fugir desta barreira adquirida e conquistar nossa aprovação.

Abraços Calorosos!

Um comentário:

  1. Desigualdade marca trajeto, pois mesmo quando negam, muitos alunos de escola pública sentem-se menosprezados quando comparados às escolas particulares.Coisa q nao deveria aconteçer ja que os memso profissionais q estao lecionando na privadas muitas vezes lecionam também nas publicas( eles nao largarim sua estabilidade no Estado por ex pra ficar no no privado largaria???0 entao por que enraigar esse conceito de "A" OU "B" se eles mesmos as vezes nao seguem???
    so vc é capaz de se realizar!!!! estamos aki agora pra isso...preparar,ajudar e ser preparado..afinal ninguem eh todo do conheçimento por completo
    =^_^=

    ResponderExcluir