domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ladrões de Futuro!

Quando me dei conta, eram quase duas horas da manhã e estava assistindo ao mais famigerado reality show da televisão brasileira: o Big Brother Brasil 9. Isso era dia de semana, acordar cedo no outro dia era imperativo e pior de tudo é que até então eu devia estar preparando uma aula para um dos pré-vestibulares em que trabalho. É muito fácil afogar-se no mar de futilidades que inundam nossas casas.
Uma vez constatada a infeliz perda de tempo,

passei a refletir sobre o que de fato pode nos roubar um tempo tão precioso em um momento de nossas vidas em que precisamos profundamente administrá-lo sabiamente a fim de que esta sensação de desconforto não nos alcance.
Sempre digo a meus alunos que em ano de vestibular, nada pode nos atrapalhar. Tanto estudo é de fato uma “perda de tempo”, no sentido de que devemos nos empenhar ao máximo em nossa árdua tarefa com o único propósito de conseguirmos nossa tão sonhada vaga.
Uma planta de maior porte, ou uma pequena árvore deve constantemente ter a grama à sua volta aparada, caso contrário seu crescimento pode ser retardado. Os jardineiros do tempo de minha mãe (não os profissionais) ensinavam está lição.
Quando permitimos que o mato que nos rodeia cresça demais estamos impedindo nosso crescimento.
Não vejo problemas reais em assistir televisão, seria hipócrita se o fizesse. Mas vejo problemas em permitir que esta “grama” esteja tão impregnada em nós que não permita que cresçamos suficientemente.
Os “BBBs” da vida são este tipo de grama. Roubam tempo, nos incham de futilidades, nos mergulham em debates nefandos e idiotas que ainda por cima, são capazes de provocar divisões desnecessárias.
Antes de analisar os conteúdos dignos de respeito em noticiários, nos encontramos discutindo sobre boas maneiras, “inteligência” e bundas de pessoas que foram escolhidas justamente porque são exemplos de futilidades.
Quem adere à futilidade deve saborear o amargo gosto de vazio que ela deixa. E depois não reclame de insatisfações, inimizades e improdutividades, frutos certos desta união profana entrem a profundidade de uma mente determinada e a sedução da futilidade.
Perceba que todos os que assistem televisão e perdem mais tempo em frente à mesma, raramente são as pessoas mais informadas e capazes de posicionar-se sobre um assunto de maneira crítica.
Sejam livres, façam o que realmente decidiram fazer. Mas honestamente, se vocês tem um objetivo em mente, escolha o mais produtivo e o que a longo prazo trará mais benefícios.
Lembre-se: todas as escolhas implicam em perdas, reflita sobre o que trará menos dor/problemas e o que de fato te fará feliz.
Entenderam porque o tópico chama-se ladrões de futuro? Se as futilidades tomarem seu tempo como tomaram o meu naquele e em outros dias. Seu futuro tão sonhado pode estar sendo roubado.

Bem baixinho pra que poucos nos ouçam: muitos que concorrem com a vaga junto com você estão felizes por que os “reality shows” estão no ar...Enquanto eles estudam...Você vai pro paredão (desculpem-me, eu não suportei!).



Abraços Calorosos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário