terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

E dá-lhe Hugo Chávez!!!


Segundo a enciclopédia virtual Wikipédia, Hugo Chávez nasceu em Sabaneta em 28 de julho de 1954. É militar, filho de pais professores de Carreira. Chavez é o atual e 53º presidente da Venezuela.

 

Ainda de acordo com a Wikipédia, em 4 de Fevereiro de 1992, quando ainda era tenente-coronel, Hugo Chávez, comandando cerca de 300 efetivos, protagonizou um golpe de Estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez, da Acción Democrática (1974-1979 e 1989-1993). Sob os argumentos de que tal ação era uma reação ante a grave crise que assolava a Venezuela.

 

Embora fracassada, a tentativa de golpe em 1992 serviu para catapultar Hugo Chávez ao cenário nacional. Após dois anos de cadeia, graças a uma anistia do novo presidente, Rafael Caldera Rodríguez, Chávez abandona a vida militar e passa a se dedicar à política. O agravamento da crise social e o crescente descrédito nas instituições políticas tradicionais o favorecem.

 

Em 1997, fundou o Movimiento V República (MVR) e, nas eleições presidenciais de 6 de Dezembro de 1998, apoiado por uma coligação de esquerda e centro-esquerda - o Polo Patriótico - organizada em torno do MVR, Chávez foi eleito com 56% dos votos. Assume a presidência da Venezuela em 1999, para um mandato inicialmente previsto de cinco anos. Logo após eleito realiza um referendo para a convocação de uma nova Assembléia Constituinte, que criou um constituinte que na prática, ampliava os poderes presidenciais.

 

Desde então Chaves mantém-se o poder. Opondo-se corajosamente à forte e histórica intervenção estadunidense sobre os países sul-americanos. Apesar de não ser nenhuma maravilha, desde que tentou seu primeiro golpe, a economia venezuelana cresce em ritmo absurdo, o número de pessoas que viviam abaixo de linha de pobreza diminui e o poder econômico das classes D e E, ainda segundo a Wikipédia, cresceu em torno de 150%.

 

Chávez desejava a reeleição indefinida. Em 16 de fevereiro de 2009, a emenda que colocava fim ao limite, foi aprovada. Chávez não perdeu tempo em declarar, logo após votar, que o resultado interferiria diretamente em seu futuro político. Antes do pleito, o presidente venezuelano que governa o país há uma década, anunciou que se saísse vitorioso aprofundaria as mudanças rumo à consolidação de uma revolução socialista na Venezuela. E com a vitória em mãos será quase impossível o presidente não por em prática seus planos.

 

Mesmo em meio À crise econômica mundial.

 

Senhoras e senhores, mais de Hugo Chávez.

 

E dá-lhe Chávez!!!

 

Agradecimentos:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_Chávez

www.uol.com.br

Um comentário:

  1. Professor, antes de responder o seu e-mail, estou testando o sua página de comentários para ver se há algo errado nela.

    Marcos Lemos - [ FerramentasBlog.com ]

    ResponderExcluir