domingo, 20 de março de 2011

Pesando o passado!!!

Tema problemático este e que rende boas e longas conversas. Surgiu por acaso em uma aula de didática, entretanto, visita almas angustiadas de quem já chegou ou passou dos trinta e não se sente exatamente realizado, a saber, o passado.

Que é impossível esquecer o passado já estou plenamente convencido.



Tema problemático este e que rende boas e longas conversas. Surgiu por acaso em uma aula de didática, entretanto, visita almas angustiadas de quem já chegou ou passou dos trinta e não se sente exatamente realizado, a saber, o passado.

Que é impossível esquecer o passado já estou plenamente convencido. Talvez seja esta a tarefa mais fácil de relação com o mesmo. Difícil nessa caminhada é justamente enxergar nossa parcela de culpa, aliás, ao invés de parcela, culpa em sua totalidade. É muitíssimo fácil culpar outros pelos nossos erros. Todos são responsabilizados pelos nossos fracassos, insucessos e afins, menos nós mesmos. Ainda que os espelhos sejam em muitos casos escravos de nossas vontades, podem ser algozes inexoráveis, pois mostram nada mais nada menos que a verdade, que seja em parcela tudo bem, mas mostram muito do que verdade. E o único culpado pelos nossos erros, escolhas, dificuldades do passado somos nós mesmos. Provavelmente o caminho que tomamos foi em meio a pelo menos uma outra opção a qual ou fizemos questão de ignorar ou simplesmente rejeitamos, achando-nos donos da verdade acreditávamos piamente na certeza de nossa decisão.Erramos. E não há conserto para tal.

Mas como lidar com a influência dessas escolhas hoje em dia? Como podemos viver sem a devastadora sombra de nossos erros passados? Talvez não haja a resposta certa... Mas há respostas com certeza! Uma delas é que ao invés de ficar escondido da vida, remoendo as decisões erradas, em momentos em que éramos outras pessoas, pensando e agindo diferentemente de hoje, levantemos a cabeça e decidamos recomeçar. Eu decidi recomeçar e tem funcionado. Não podemos nem apagar o passado nem alterá-lo. Mas podemos repensar o peso do passado em nossas vidas. Isso mesmo. É pesando novamente o passado em nossas vidas que soltaremos as amarras que nos prendem às frustrações cotidianas libertando-nos para uma vida mais inteligente e reflexiva. Como o grande filósofo: a vida sem reflexão, não merece ser vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário