domingo, 20 de março de 2011

Passarelas

Considero este país uma imensa passarela. Muitos precisam passar por ela a fim de que o lucro de outros seja maximizado. Sejam atletas, artistas, escritores, políticos, religiosos...enfim, existe um mercado imenso que precisa ser conquistado de alguma forma.
Usar o nome d’algum famoso para penetrar em algum mercado consumidor não é novidade nem problema. Aliás, o culto a personalidade nem é mais criticável, uma vez que o necessário seria apenas não endeusar alguém, ou imiscuir-se em sua vida pessoal, pronto está tudo certo. Sacada inteligente dos donos do poder. Aqui há um poder latente, são cerce de 180 mil pessoas, das quais pode-se afirmar que cerca de 40 mil tem algum tipo de contato com a internet, seja ele passivo ou ativo, isso porque em uma casa com cinco pessoas , basta que uma use a internet, para que as outras possam ter contato com o que esta mesma internet pode oferecer, ainda que não estejamos falando de utilização plena de todos os recursos desta mesma internet.
Até aí tudo bem, os verdadeiros cérebros por detrás das personalidades que desfilam em nossas passarelas, pensam com o bolso, e este mercado aqui pode deixar muitos bolsos muito felizes.
Mas fico pensando em política. Ou melhor, em políticos que nos visitam, mais precisamente em Barack Obama. Nada contra ele. Não sou prosélito da ideia de que o simples fato de ser americano desqualifica alguém para alguma coisa. Admitamos ou não a história deles é densa e eles sabem vender o próprio peixe. Eles sabem escolher bons vendedores. Nem sempre, mas no geral o fazem com alguma Inteligência. Eu que nem gosto de estereótipos, tipo O negro, O pastor, A mulher...admito que eles foram espertos em escolhe-lo. Era tudo que eles precisavam para apagar a nefanda imagem deixada por G. W. Bush.
A criança nasce legal, mas quem estraga é a vovó... O que não consigo entender, é por que a nossa passarela só serve para que ele desfile se for de acordo com os padrões dele. Não entendo porque existe tanto denodo para alguém que nos enxerga apenas como meros peões. Aliás, eu entendo sim, apenas prefiro não acreditar que isso seja feito sob nossos narizes, com tanto patrocínio, fazendo Obama parecer um Messias, que trará a solução para todos os nossos problemas, saneamento para comunidades que ele visitou, ou investimento decente para escolas públicas e postos de saúde, ou investimento inteligente e decente para a segurança pública. O público de nossa passarela em êxtase, grita o nome de Obama esperando que ele traga tudo isso e muito mais... Mas tudo o que ele de fato deu foi um tchauzinho. E acho digno o povo de nossa passarela achar e esperar tudo isso, mas e se nada disso acontecer?
Se não acontecer, acontecerá o de sempre, latrocínios, tráfico de drogas e de sexo envolvendo crianças que dias antes também gritavam o nome do Messias norte-americano. Os idosos maltratados como se tivessem nascido velhos, não conseguindo pegar um ônibus com dignidade. Ou crianças que sabidamente, por sua alimentação e precária instrução escolar, terão pouca ou nenhuma cognição intelectual para entenderem que participar desta platéia, reproduz uma política de pão e circo, que em momento algum permitirá que algum deles seja um dia capaz de pelo menos subir na passarela, quem dirá segurar os fios das marionetes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário