quarta-feira, 4 de março de 2009

A Quadrilha dos Trotes

Certa feita, uma ex-aluna de um dos Pré-Vestibulares comunitários onde trabalho aprovada em três Universidades Federais do Rio de janeiro, estava muito insatisfeita com a decisão de seus pais de não permitirem que ela frequentasse a sua primeira semana de aula. Motivo: a violência praticada por deliquentes disfarçados de alunos sob a forma do trote.
É uma opinião radical sim, mas nestes casos não consigo encontrar um outra palavra adequada para classificar um grupo de indivíduos quanto estes pseudo-universitários.
O chato é que o trote é gostoso. Na maioria das vezes a maioria esmagadora dos "calouro" não se importa em participar da cerimônia de admissão à Universidade pela perspectiva dos próprios estudantes. Roupas multicoloridas, cabelos com cremes de qualidade duvidosa, pinturas artísticas corporais de péssima qualidade, a famosa latinha com o pedido de moedinhas e outras variações, arrancam o riso - e as moedas - de muitos cidadãos.É momento de felicidade, de histórias pra contar no futuro, e o desenvolvimento do sentimento de que os próximos calouros estão fritos.

Se tudo corresse deste modo, não seria necessária uma intervenção federal para resolver problemas maiores.

O problema é o pequeno grupo de marginais - não os comparem ao debilitados mentalmente, que são de longe mais inteligentes que estes imbecis - formam facções, pequenas quadrilhas e planejam, que o trote será um pouco mais pesado. Início do horror. Pessoas são obrigadas a ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas, apanham, são humilhadas, mulheres são abusadas sexualmente, os alunos são pisoteados e muitas outras atrocidades.

Isso tem nome e não é trote.

Dias atrás uma estudante de pedagogia do 2º ano foi acusada de jogar um produto químico sobre os calouros alegando que queria apenas provocar um mau cheiro. O mau cheiro provocou queimaduras em quatro estudantes, uma grávida de três meses, cujo bebê escapou ileso da tentativa de agressão. Isso é crime.

Não vejo problema em pintar, colocar pra pedir dinheiro (desde que seja em grupo, para não ser humilhante), e outras brincadeiras relacionadas. Mas, se o primeiro gole for o que provoca bebedeira, que seja proibido então.

O trote de ingresso na faculdade que conheci foi cultural. Composto por gincanas que exigiam pequeno esforço físico apenas. Foi uma espécie de gincana a qual encontrávamos objetos pelo Campus, com a intenção de melhor conhecermos a faculdade. Com isso, aprendemos a encontrar e pegar um livro raro na biblioteca e conhecer quais as melhores cantinas e tudo o mais relacionado. Não tenho trauma de trotes justamente por isso. Foi apenas uma parte ínfima de meu ingresso. Gostaria muito de dizer à família de minha jovem ex-aluna, que ingressou na mesma Universidade em que eu estudo, que lá é diferente. Que eles podem confiar que nenhum mal acontecerá a ela. E espero que seja verdade. Mas prefiro ficar em slêncio, pois não sei que "tipos" se escondem entre os estudantes.

Espero que a próxima semana seja tranquila e que a UFF não figure entre os principais noticiários como mais uma instituição envolvida nos escândalos de trotes criminosos.

Abraços calorosos!!!


Agradecimentos:
www.uol.com.br
http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/03/02/calouros-sao-pisoteados-durante-trote-em-universidade-de-londrina-754653619.asp
http://www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=1075692
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/02/16/camara+decide+votar+criminalizacao+de+trote+violento+4105910.html

Um comentário:

  1. Bom....conheço uma menina com uma históriaa beeem parecida com a dessa menina aí..rsrsrsrs
    eu tenho uma opinião muito radical sobre trotes e quem os pratica,o que não vem ao caso.Mas eu como caloura não vejo problema algum em participar de trotes desde que não seja motivo de humilhação e nem de forma que degrida a imagem de alguém.E muito menos que contenha agressões,físicas ou verbais.Acho que trote é uma forma de integração entre calouros e veteranos.Uma forma de todos se conhecerem,conhecerem o campus em que os calouros vão estudar e tudo mais.Bom..estou ansiosa pelo meu trote..Segunda-feira estarei na UFF..pronta para trotes sadios.E espero muito que a universidade não entre em noticiários..rsrs
    P.S-Fui enfim permitida de ir para minha 1ºsemana de aula.rsrs

    ResponderExcluir