terça-feira, 3 de março de 2009

Basico Sobre Estrutura Geológica e Relevo do Brasil

Existem três tipos principais de estruturas geológicas no planeta: escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. No Brasil temos duas, por encontrar-se no meio da placa tectônica sul-americana, o Brasil não possui cadeias montanhosas ou dobramentos modernos. Restam, portanto:

Escudos Cristalinos: Correspondente aos primeiros núcleos de rochas emersas desde o início da formação da crosta terrestre na Era Pré-cambriana. São formadas por rochas cristalinas e ocupam cerca de 36% do território brasileiro. Os escudos cristalinos foram muito desgastados pela erosão, apresentando altitudes modestas e formas arredondadas. Nos Escudos Cristalinos encontramos minerais metálicos, dentre os escudos com potencial econômico temos: Quadrilátero Ferrífero (MG) – minério de ferro, Serra dos Carajás (PA) – minério de ferro, Serra do Navio (AP) – cassiterita e o Maciço de Urucum (MS) – minério de ferro.

Bacias Sedimentares: São as partes deprimidas dos Escudos Cristalinos que foram preenchidas com sedimentos das áreas mais altas. São formadas por rochas sedimentares e ocupam cerca de 64% do território brasileiro. No que tange ao potencial econômico destaco as seguintes bacias: Criciúma (SC) – carvão, Campos (RJ) – petróleo, Recôncavo baiano (BA) – petróleo, Mossoró (RN) – petróleo.

O relevo corresponde às formas assumidas pelo terreno (serras, montanhas, depressões, chapadas, etc.) após serem moldadas pela atuação de agentes internos e externos sobre a crosta terrestre. Os agentes internos são as forças tectônicas (movimentos orogenéticos, terremotos e vulcanismo), que se originam dos movimentos das placas tectônicas, alterando as formas do terreno na superfície terrestre. Os escudos cristalinos (serras), por exemplo, formam-se nas eras Pré-cambriana e Paleozóica. Suas formas atuais são resultado da modelagem exercida pela ação dos agentes externos ou agentes erosivos (chuva, vento, rios, gelo, neve, etc.), atuando durante milhões de anos sobre as formas definidas pelos agentes internos. Já as cadeias montanhosas terciárias são resultantes da ação dos agentes internos (orogênese).

No Brasil, os agentes responsáveis pela modificação do relevo brasileiro, com exceção do ser humano, são: o clima(chuvas, temperaturas) e a hidrografia (rios). Embora existam classificações anteriores, somente na década de 1940 foi criada uma classificação do relevo brasileiro considerada coerente com a realidade do nosso território. Ela foi elaborada pelo professor Aroldo de Azevedo e levava em conta as cotas altimétricas, definindo planalto como um terreno levemente acidentado, com mais de 200 metros de altitude, e planície como uma superfície plana, com altitude inferior a 200 metros. Os planaltos ocupam 59% da superfície do território, e as planícies, os 41% restantes.
No final da década de 50, o professor Aziz Ab’Sáber, discípulo de Aroldo de Azevedo, promoveu alteração nos critérios de definição dos compartimentos do relevo. A partir de então, passou-se a considerar planalto uma área em que os processos de erosão superam os de sedimentação, e planície, uma área mais ou menos plana, em que os processos de sedimentação superam os de erosão, independentemente das cotas altimétricas.
No território distinguem-se três compartimentos:
Planalto: é um compartimento de relevo com superfície irregular e altitude superior a 300 metros, no qual predominam processos erosivos em terrenos cristalinos ou sedimentares.
Planície: é um compartimento de relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, no qual predominam acúmulos recentes de sedimentos.
Depressão: é um compartimento de relevo mais plano que o planalto, no qual predominam processos erosivos, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um artigo simples mas esclarecedor.Importa muito deixar claro as definições para uma melhor compreenção dos processos.Um mapa também enriqueceria bastante o artigo proporcionando uma boa visualização das ocorrencias dos processos no Brasil.;-D

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o resumo postado..
    isso me ajudou a tirar um 10 na prova

    ResponderExcluir
  5. amei...espero ki eu consiga tirar uma boa nota amanha !

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!resolvii meus exercícios todos...

    ResponderExcluir
  7. muito tri isso !!!!!!!!! adoro esse autor

    ResponderExcluir
  8. AMMEI ESPERO QUE EU TIRE NOTABOA NO MEU TABALHO DE HOJE...

    ResponderExcluir
  9. CARIGINDO NOTA BOA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir